Você esta em: Home / Brasil / QUEIJOS DE MINAS CONQUISTAM 50 MEDALHAS EM CONCURSO MUNDIAL NA FRANÇA

QUEIJOS DE MINAS CONQUISTAM 50 MEDALHAS EM CONCURSO MUNDIAL NA FRANÇA

Concurso terminou na última terça-feira (4) na cidade Tours; produtores alcançaram medalhas que vão de bronze até super ouro.

5 de junho de 2019

Foto: José Orlando Ferreira Junior

Produtores de queijo de Minas Gerais conquistaram 50 medalhas no 4º concurso “Mondial du Fromage et des Produits Laitiers”, realizado entre os dias 2 e 4 de junho na cidade de Tours, na França. Segundo a organização, foram 952 inscritos de 15 diferentes países. Os queijeiros do estado levaram desde de medalhas de bronze até o super ouro, maior condecoração da disputa.

As histórias dos produtores estão sendo contadas pelo G1 no especial “Minas dos Queijos”, que mostra a tradição do queijo no Sul de Minas. As reportagens apresentam os detalhes da produção industrial e artesanal nas cidades da região, a influência europeia na fabricação do produto e a luta de produtores artesanais em busca de regulamentação e reconhecimento para produzir e vender para todo o país. O especial traz também dicas de harmonização e culinária envolvendo as diversas nuances do queijo.

Ao todo, Minas Gerais levou 50 medalhas, enquanto o Brasil levou 56. No último concurso, o estado havia levado 11 medalhas. Neste ano foram:

  • 4 super ouros – 3 em MG; 6 ouros – 5 em MG;  23 pratas – 20 em MG ;   23 bronzes – 22 em MG.

    Serra da Canastra ganhou 24 medalhas no concurso — Foto: Divulgação Aprocan

    Destaque

    Entre as regiões produtoras premiadas em Minas Gerais, destaque para a Serra da Canastra, que acumulou 24 das 56 medalhas brasileiras no concurso. Três delas foram super ouro.

    • três medalhas em Delfinópolis, que fica no Sul de Minas.
    • duas em Piumhi
    • uma em Medereiros
    • uma em Bambuí
    • e 17 em São Roque de Minas, cidades que ficam no Centro-Oeste de Minas.

    O melhor desempenho da Serra da Canastra, até então, havia sido em 2017, com a conquista de três medalhas de prata. O crescimento foi comemorado pelos produtores da região.

    “Isso mostra o trabalho da associação ao ajudar o produtor a desenvolver as suas habilidades na fazenda para produzir um produto cada vez de melhor qualidade e conquistar o mundo todo”, Hygor Douglas de Freitas Faria, gerente projetos da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).

 

 

 

 

 

 

Por Régis Melo, Fernanda Rodrigues e Lucas Soares Site G1

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!