Você esta em: Home / Minas / PESQUISA MOSTRA QUE DELEGADO CHRISTIANO VENCERIA COM FOLGA EM SANTA LUZIA
PESQUISA MOSTRA QUE DELEGADO CHRISTIANO VENCERIA COM FOLGA EM SANTA LUZIA
Em matéria publicada nesta sexta,22, no jornal O Tempo, delegado venceria com 45,3% enquanto segundo colocado ficaria com 25,5%
23 de junho de 2018Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22) pela empresa Multidados, indica que o delegado Christiano Xavier (PSD), venceria com certa vantagem a eleição suplementar que vai acontecer no próximo domingo (24) na cidade de Santa Luzia. De acordo com o levantamento, em pesquisa estimulada – aquela onde os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado -, o policial tem 45,3% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, o atual prefeito Sandro Coelho (PSB), tem 25,5% de preferência dos entrevistados.
A pesquisa, registrada com o número de MG-03401/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi realizada entre os dias 18 e 20 de junho com 600 pessoas no município. O estudo tem confiabilidade de 93% e margem de erro de 3,5%.
O procurador da Advocacia Geral da União, Abraão Gracco (Rede), que concorre pela primeira vez a um pleito, é o que tem menos intenção de votos, com 1,2%. Coincidentemente, ele foi o autor da denúncia na Câmara Municipal da cidade, que culminou no afastamento de Roseli Pimentel do cargo de prefeita de Santa Luzia. Ela renunciou ao cargo após a prisão por suspeita de participação em um assassinato e a abertura de um processo de cassação.
O delegado Christiano, que desponta como favorito na atual eleição, foi o segundo mais votado nas eleições de 2016, quando perdeu a disputa para Roseli por uma diferença de 5.195 votos.
O candidato com mais rejeição na pergunta estimulada foi João Rasgado (PSOL) com 18% de refutação entre os entrevistados. Embora pareça contraditório, o postulante à prefeitura menos rejeitado é o procurador Abraão Gracco, justamente o que tem menos intenção de voto de acordo com a pesquisa.
Foi questionado também aos 600 eleitores que participaram da pesquisa, qual político realiza mais ações de propaganda na cidade visando angariar votos na disputa eleitoral. O prefeito interino, Sandro Coelho, foi o mais votado com folga nesse quesito. Para 58% dos entrevistados, o pessebista é de longe o que mais investe em propagandas. Número bem distante do segundo colocado neste quesito, o delegado Christiano, que foi lembrado por 12% dos eleitores.
A última pergunta feita aos que participaram do estudo foi qual candidato eles achavam que seria o vencedor da disputa que ocorrerá amanhã na cidade. O delegado também foi o mais lembrado neste item, com quase 60% das pessoas acreditando que ele será o prefeito da cidade pelos próximos dois anos. Abraão Gracco é o que aparece como o mais desacreditado entre os luzienses, com apenas 1,3% dos entrevistados acreditando na vitória do candidato do partido Rede.
Nas eleições de 2016, a cidade contabilizou pouco mais de 104 mil votos válidos, com 9.450 votos em branco e 14.076 votos nulos. A taxa de abstenção no pleito municipal ficou em 17,54%, número equivalente a 27.170 pessoas que abdicaram do direito ao voto.
A eleição suplementar luziense será feita porque a ex-prefeita Roseli Pimentel renunciou ao cargo no final de maio. A renúncia foi feita um dia antes dela ser ouvida pela Comissão Processante do Impeachment, na Câmara Municipal de Santa Luzia.
Roseli está em prisão domiciliar desde o dia 7 de outubro do ano passado. Ela foi detida por suspeita de participação na morte de um jornalista da cidade, que fazia críticas a sua administração e denunciava diversas irregularidades.
Lucas Henrique Gomes
Jornal O Tempo Fotos Raquel Vasconcelos/Alexandre Nery
0 Comentário, deixe o seu!