COVID-19 E A SAÚDE MENTAL
Estudo mostra que até metade da população exposta pode sofrer com a doença
1 de maio de 2020Segundo a Fundação Oswaldo Cruz em cartilha do Ministério da Saúde para tratar dos problemas psicosociais acarretados pela covid-19, “entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica”.
Em entrevista ao jornal Metro, o psicólogo e psicanalista Francisco Nogueira “as pessoas estão sofrendo com a impotência, o medo da doença e da morte”.
Os impactos sociais e econômicos da pandemia podem potencializar dificuldades e inseguranças, causando ansiedade, insônia, alterações no apetite, variações de humor, dificuldade em lidar com os sentimentos e com as outras pessoas e angústia. “Está tudo bem sentir essas coisas neste momento, a questão é o que fazer com isso”, afirmou Nogueira.
Outro ponto que pode afetar o emocional é o isolamento. “É diferente de querer não sair. Isso traz frustração e, quando mal elaborada, pode produzir sentimentos difíceis de lidar, como raiva, revolta e tristeza.”
Segundo o psicólogo, o problema ocorre quando o indivíduo não sabe como aliviar esses problemas. “Quando se tornam impeditivo para fazer coisas do dia a dia é preciso pedir ajuda”, comenta Nogueira.
Diante de mais esse impacto da pandemia, diversos psicólogos criaram redes de acolhimento gratuitas. Veja abaixo algumas delas e como agem:
AÇÃO E REAÇÃO
Sinais
- Medo de adoecer, morrer e de perder entes queridos
- Medo de perder meios de subsistência ou não poder trabalhar
- Dificuldade para dormir
- Alteração do apetite
- Variação de humor
- Irritabilidade
- Tristeza
- Dificuldade em lidar com sentimentos e relações
- Problemas de concentração
ONDE BUSCAR AJUDA
Experiência de escuta
Grupo de psicólogos que está oferecendo consultas gratuitas de acolhimento durante a pandemia. As sessões são individualizadas, duram 30 minutos, são feitas por chamadas de vídeo e podem ser agendadas no site https://www.relacoessimplificadas.com.br/escuta
APOIAR
O Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) disponibilizou atendimento a profissionais de saúde, a adolescentes (com o consentimento dos responsáveis) e a pessoas com mais de 18 anos. Os atendimentos são feitos pelo Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social Seguimos. Os interessados devem enviar e-mail para: apoiar@usp.br.
BEM CARE
A startup de atendimentos de saúde liberou o pacote de Psicólogo Online sem custo pelos próximos seis meses. São quatro sessões mensais com o terapeuta disponível da sua escolha. É preciso cadastrar o celular no site https://bem.care/covidzero/ para liberar o link de download do aplicativo. Não haverá nenhum tipo de cobrança automática após seis meses.
CVV
O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente a todas as pessoas que querem e precisam conversar em momentos de angústia, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat por 24 horas, todos os dias. Contatos pelo telefone 188 (sem custo pelo) ou pelo www.cvv.org.br, por chat e e-mail.
Publicado no Jornal Metro em 01/05
0 Comentário, deixe o seu!