Você esta em: Home / Minas / CAÇADOR DE RELÍQUIAS CONTA COM MAIS DE 5 MIL PEÇAS

CAÇADOR DE RELÍQUIAS CONTA COM MAIS DE 5 MIL PEÇAS

Coleção de xícaras e outros objetos antigos já soma mais de cinco mil peças

30 de julho de 2014

Foto matéria Caçador de relíquiasEm cada canto da casa é possível se deparar com um objeto antigo, valioso e cheio de história. Mas é a coleção de xícaras antigas do morador do bairro Esplanada, Célio Rocha (FOTO), de 52 anos, que chama a atenção dos frequentadores do “museu” que o aposentado criou dentro de casa.
O desejo de colecionar peças de porcelana começou em 2009, quando Célio descobriu um câncer de boca. “Desde criança sou ligado à arte. Mas quando fiz a segunda cirurgia contra o câncer, resolvi estudar sobre a porcelana e foi aí que surgiu meu interesse em adquirir a primeira xícara, uma peça japonesa, datada de 1945, tão fina que leva o nome de casca de ovo”, revela.
Hoje, o acervo de Célio conta com cerca de cinco mil peças antigas, nacionais e importadas, expostas em prateleiras e em cristaleiras na sala, entre xícaras, pratos, aparelhos de chá, de café e de jantar, compoteiras, jarros etc. O gosto por antiguidades aumentou ao longo dos anos e Célio diversificou a coleção com rádios do início do século passado, vitrolas que tocam discos de vinil, e até mesmo um telefone, datado de 1896, além de outras relíquias.
A busca por novas peças são feitas pela internet, como conta Célio. “Quase 90% das porcelanas que tenho aqui, adquiri pela internet. Outras são dadas por amigos e parentes que viajam e as trazem para mim”, ressalta Célio, que busca na literatura a origem e a data de fabricação de cada novo item. “Sei a origem e ano aproximado da peça através das marcas impressas nos fundos dos objetos”, conta.
A xícara mais antiga da coleção de Célio tem cerca de 400 anos, segundo o colecionador. “Através do estudo da porcelana, comecei a conhecer mais a história do Brasil e do mundo. Já até sei ler bem em inglês, francês e alemão”, diz. Para o futuro, Célio tem um grande sonho. “Quero, em breve, lançar um catálogo com a origem de cada uma das peças do meu acervo”, planeja.
Para saber mais
Quem tiver interesse em conhecer a coleção de peças de porcelana e outros objetos antigos de Célio Rocha pode entrar em contato pelo telefone (31) 8573-3922.

 

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!