Você esta em: Home / Minas / DEFENSORIA PÚBLICA CELEBRA DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO COM EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTISTAS AUTISTAS
DEFENSORIA PÚBLICA CELEBRA DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO COM EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTISTAS AUTISTAS
4 de abril de 2025Para marcar as celebrações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo,2 de abril, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), promoverá o evento “Autismo em Cena: Direito, Arte e Diversidade”.
Durante o evento, haverá a abertura de uma exposição de obras produzidas por artistas autistas, seguida de roda de conversa.
A abertura será na segunda feira (7/04) às 9h, no 2° andar da Unidade I, na Rua dos Guajajaras, 1.707 – Barro Preto, em Belo Horizonte, onde também ficarão expostas as obras.
O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a inclusão e os direitos das pessoas com autismo, além de destacar a expressão artística como uma ferramenta de comunicação e representatividade.
A ação é fruto de uma parceria com a Galeria Aut e tem como objetivo não só exibir as obras, mas também ampliar o debate sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho da Galeria se alinha ao da Defensoria Pública na garantia e promoção da cidadania e justiça social.
O evento contará com a presença e fala do defensor público e coordenador da CEPIPED, Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, da fundadora da Galeria Aut, Meiry Geraldo, e dos artistas autores das obras expostas.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 2 de abril. Com isso, o mês é dedicado ao debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e seus familiares, bem como ao combate ao preconceito ainda enfrentado por essas pessoas na sociedade.
Galeria Aut
A Galeria Aut é uma galeria de arte formada por pessoas com autismo, contando com mais de 300 artistas de todas as regiões do Brasil e alguns artistas também internacionais.
A Galeria tem como objetivo dar visibilidade à causa do autismo e valorizar a produção artística por meio de exposições, concursos e outras atividades culturais.
Fonte: Ascom/dpmg
0 Comentário, deixe o seu!