Você esta em: Home / Minas / DENÚNCIAS, CPI`S E PEDIDO DE IMPEACHMENT TRAZEM INSEGURANÇA AOS MORADORES DE SANTA LUZIA

DENÚNCIAS, CPI`S E PEDIDO DE IMPEACHMENT TRAZEM INSEGURANÇA AOS MORADORES DE SANTA LUZIA

Há pouco mais de dois meses da eleição municipal, cidade vive clima de instabilidade política

2 de setembro de 2020

Foto: João Bosco Nascimento

Há pouco mais de dois meses para a eleição municipal, Santa Luzia vive com grande expectativa o que pode ocorrer nos bastidores da política neste ano decisivo na escolha daquele que vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. É que a administração Christiano Xavier está mergulhada numa crise de denúncias por parte do Ministério Público de Minas Gerais e pela Câmara Municipal que se agrava a cada dia.

Somente nos últimos dois meses, o Ministério Público abriu quatro procedimentos e inquéritos civis para apuração de denúncias além de pedir o imediato afastamento do Secretário de Cultura, no último dia 13, por fortes suspeitas de irregularidades na contratação de empresa de eventos. Abaixo alguns dos pedidos de apuração e inquéritos civis abertos:

Inquérito civil MPMG nº 0245.19000835-0 aberto em 07/07/2020 que apuração de denúncia de existência de possíveis de simulação na contratação da Construtora Paraopeba pelo município perante período de vedação do TCE/MG;

Procedimento MPMG nº 0245.000328-4 aberto em 18/08/2020 para apuração de ocorrência da prática de nepotismo envolvendo servidores da saúde;

Procedimento MPMG nº 0245.20000300-3 aberto em 04/08/2020 para apuração de denúncia de recursos da contribuição da iluminação pública;

Inquérito civil MPMG nº 0245.20000313-6 aberto em 06/08/2020 para apuração de possíveis irregularidades na Controladoria-Geral de município.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Já na Câmara Municipal de Santa Luzia, além do pedido de impeachment feito pelo ex-vereador e atual pré-candidato João Batista Lopes na última segunda-feira(31), que apresentou 28 denúncias de possíveis irregularidades político-administrativas cometidas por Christiano Xavier ao longo do seu mandato (que deverão ser apreciadas -para aceitação ou não – na próxima  semana), outras três CPI`s (Comissões Parlamentares de Inquérito) foram instauradas no dia 11 de agosto. Nelas, a Câmara investiga também possíveis irregularidades da atual administração. São elas: o transporte público no período da concessão; contratações de empresas para realização de obras possivelmente fantasmas (motivo de várias matérias nos veículos de comunicação) e; apuração de denúncia sobre assentamentos irregulares envolvendo a COHAB/MG – Companhia de Habitação de Minas Gerais.

Procurada, a prefeitura salientou que é inteiramente a favor de qualquer investigação ou apuração que visam esclarecer o devido uso do recurso público e que denunciou ao Ministério Público desvios milionários em gestões passadas. Falou ainda que não foi notificado pela Câmara sobre a abertura das CPI`s mas, segundo a procuradoria do legislativo não existe a obrigatoriedade de notificação a quem é investigado.

VEJA A ÍNTEGRA DA RESPOSTA DA PREFEITURA: 

A Prefeitura de Santa Luzia, esclarece que é integralmente favorável a quaisquer apurações e investigações que visam esclarecer o devido uso do recurso público. A própria Prefeitura já oficializou ao Ministério Público e polícias sobre as irregularidades que lesaram os cofres municipais em cerca de 178 milhões em gestões passadas.

Até hoje a prefeitura não foi notificada sobre as CPI’S instauradas pela Câmara, mas se coloca à disposição dos órgãos de controle para quaisquer esclarecimentos.

 

 

 

Por João Bosco Nascimento

Redação

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!