Você esta em: Home / Minas / ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA CORTES NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA LUZIA

ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA CORTES NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA LUZIA

Unidade que funciona no bairro Londrina oferece diversos cursos técnicos e superiores

17 de maio de 2019

Estudantes, professores e servidores saíram em passeata da sede do IFMG. Foto TL

Estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais da unidade Santa Luzia protestaram na tarde do último dia 14, contra o corte de 30% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC)  às universidades públicas em todo o país.

Carregando faixas com dizeres como “não vai ter cortes, vai ter luta” e “países de 1º mundo fecham cadeias, o Brasil fecha escolas”, cerca de 150 alunos, professores e servidores que apoiam a mobilização em defesa da educação, caminharam numa manifestação pacífica, da porta da unidade do IFMG no bairro Londrina indo até a estação do MOVE na Avenida Bonfim no bairro Cristina.

Segundo o diretor do campus Santa Luzia, Harley Torres o corte é de R$500 mil e vai impactar diretamente o funcionamento das despesas de custeio como energia elétrica, água, vigilância, portaria, pessoal da limpeza, além de aquisição de equipamentos, obras e pesquisas de extensão. “Nosso pessoal terceirizado, que realiza um serviço muito importante no campus, já trabalha em escala reduzida e desde 2017 sofremos com grandes perdas no orçamento”. Ele faz um alerta que “ se o corte for efetivado, o saldo remanescente cobre as despesas até setembro e não sabemos como será  depois deste período”.

Atualmente o Instituto Federal de Minas Gerais de Santa Luzia que funciona na antiga sede do CAIC no bairro Londrina, oferece 920 vagas em cursos técnicos (Integrado em Edificações, Técnico em Segurança do trabalho, Técnico em Paisagismo), e superiores (bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Eng. Civil e Tecnologia em Design de Interiores).  Além disso, abre vagas semestralmente em cursos de formação inicial e continuada, como inglês, manutenção elétrica residencial e outros. Em todos os cursos os alunos não pagam nada.

 

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!