Você esta em: Home / Brasil / IPEA:NÚMERO DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA CRESCEU NO ANO PASSADO

IPEA:NÚMERO DE BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA CRESCEU NO ANO PASSADO

Estudo não foi divulgado para não influenciar no resultado das eleições presidenciais

6 de novembro de 2014

 

Aumentou, em 2013, o total de brasileiros em situação de miséria. Depois de uma década em trajetória de queda, que começou em 2003, o número tinha chegado a 10,081 milhões em 2012, bem abaixo dos patamares anteriores. Mas, no ano seguinte, a situação piorou: eram 10,452 milhões de brasileiros miseráveis, quase 4% de alta. São considerados miseráveis aqueles que não têm dinheiro para se alimentar com o mínimo recomendado por organizações internacionais.

Já o total de pobres continuou em queda. Em 2012, eram pouco mais de 30 milhões. Em 2013, menos de 29 milhões de brasileiros. O gráfico não mostra o ano de 2010 porque não houve pesquisa nesse ano. Os dados são do Ipea (Instituto de Pesquisa econômica Aplicada) e refletem, segundo especialistas, uma piora na economia do país. O governo discorda.

“Enquanto a economia crescia e estava punjante, você via quedas sucessivas e contínuas da pobreza e da extrema pobreza. O Brasil começa a crescer menos e a inflação aumenta. Qual é o primeiro sinal social, a consequência social disso? É o aumento da extrema pobreza”, aponta Manuel Thedim, diretor do Instituto de Estudo de Trabalho e Sociedade.

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!