MINAS GERAIS PASSA A CONTAR COM QUASE 150 NOVOS BOMBEIROS MILITARES
28 de novembro de 2022Proporcionar um atendimento cada vez mais coerente com as necessidades dos mineiros é o maior desafio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Por isso, temos a honra e a alegria de anunciar a conclusão de mais um ciclo de formação, que irá marcar o início da atuação dos 148 novos soldados que serão distribuídos no interior do estado.
A solenidade do Curso de Formação de Soldados 2022 (CFSd-2022) aconteceu na última sexta-feira (25), na Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte e contou com autoridades civis e militares.
Durante o curso, iniciado em 24 de março, os militares precisaram dominar 24 matérias típicas da atividade do bombeiro militar: Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento em Altura, Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático, Salvamento Terrestre, Combate a Incêndio Florestal, Atuação em Desastres, Intervenção em Emergência com Produtos Perigosos, totalizando mais de 950 horas-aula.
A rotina severa de aprendizado dos militares incluiu também o Estágio Operacional nas unidades operacionais com plantões de 24h. Cada discente totalizou mais de 240 horas de estágio, tendo a oportunidade de demonstrar os conhecimentos técnicos diretamente no atendimento ao cidadão.
Tão importante quanto a jornada exaustiva e carregada de suor, dedicação e disciplina, são as histórias de vida que cada bombeiro traz em sua bagagem. Histórias carregadas de renúncia que são canais de inspiração para outros jovens que desejam ingressar na carreira militar e que estão de olho no próximo concurso.
Compilamos algumas dessas narrativas, que juntas, agregam valor na construção de um Corpo de Bombeiros cada vez mais humano e que alimenta o orgulho de contar com mulheres e homens abnegados e comprometidos com o desejo de salvar.
Duas figuras muito simpáticas e praticamente idênticas que aguardam ansiosos esperada formatura do CFSd. Vindos de uma família de militares, os gêmeos e soldados Gustavo e Lamarca têm vinte anos. Juntos, foram reprovados na primeira vez que tentaram o concurso. Parceiros
nos estudos e na vida, novamente juntos, foram aprovados no concurso do CBMMG deste ano. Gustavo ainda foi aprovado na Aeronáutica e no Exército, mas preferiu continuar no Corpo de Bombeiros ao lado irmão. Agora, eles serão transferidos para a cidade de Guaxupé, onde irão atuar em prol da sociedade.
Destacamos também a história de superação do soldado Nascimento que veio de uma família humilde e chegou a pensar em ser pedreiro quando era mais novo, mas incentivado a estudar pela mãe, ingressou na Força Aérea, onde permaneceu como oficial por 12 anos, mas sua verdadeira identificação e sonho era o de atuar como bombeiro militar e ajudar as pessoas a sua volta. Hoje, prestes a se formar com o soldado do fogo, ele se orgulha de realizar o sonho de salvar, perseguindo por tantos anos, e não vê a hora de se dedicar exclusivamente a um trabalho que ele considera recompensador.
Fonte e fotos: CBMMG
0 Comentário, deixe o seu!