MORADOR DO BAIRRO PALMITAL PROMOVE FESTIVAL MUNDIAL DE DANÇA
Evento coloca Santa Luzia em evidência na cena cultural do mundo e abre possibilidade de revelar novos talentos na cidade
13 de abril de 2021Luiz Fernando Nunes Bernardo, o Black-A, é cria do bairro Palmital em Santa Luzia. Hoje com 40 anos, ele mora no bairro desde dois anos de idade e conhece como ninguém as virtudes e necessidades do lugar.
E por isso, trouxe para Santa Luzia, mais precisamente para o bairro Palmital, o Festival Mundial de Locking, tipo de dança do qual já foi vice-campeão em 2016 em Paris, e, no ano passado, foi campeão na Rússia, evento que aconteceu de forma remota devido a pandemia do Covid-19.
O Festival Mundial de Locking, que tem a parceria da Casa do hip hop Prozoto e de Batalha na Praça Edição 50, acontece com incentivo da Lei Aldir Blanc (nível estadual) em três fases, sendo a primeira para inscrições, cujo prazo vai até 30 de abril, tendo o limite de até 400 participantes. No mês de maio serão feitas as seletivas: 32, 16 e 08 participantes. Já a final acontece no dia 06 de junho com transmissão ao vivo pelo canal You Tube. Nas duas primeiras fases o júri será composto por dois especialistas de dança de Minas Gerais e na última fase, mais dois, um de São Paulo e outro da França, além do voto do público através dos stories e no chat da plataforma durante as apresentações. O prêmio ao vencedor, que poderá ser do Brasil ou de qualquer parte do mundo, é de R$ 4 mil.
O locking
Nascida nos clubs e danceterias de Los Angeles nos Estados Unidos na década de 1970, a modalidade é uma dança de movimentos rápidos sendo uma vertente da black music. Foi criada por Don Campbell que ao ver um amigo dançando, tentou dar uns passos diferentes, teve os cotovelos “congelados” e chamou aquilo de locking (travamento de cotovelos). Posteriormente criou o grupo “The Lockers” que levou a dança aos quatro cantos do mundo.
Entusiasmado em poder realizar o festival na cidade, Black-A espera que será um grande passo para Santa Luzia, como sede de um evento mundial, pois, mesmo antes das inscrições serem abertas, já chegavam mensagens de várias partes do mundo como República Tcheca, França, Japão e China.
Para ele, que se orgulha de morar no bairro, o Palmital é um lugar como qualquer outro. “É preciso que mostremos ao mundo que em nossa comunidade há também pessoas talentosas, honestas e criativas e que às vezes, precisam apenas de um incentivo. Foi assim comigo e pode ser com qualquer um”, finaliza.
Serviço
Para saber todas as informações do Festival Mundial de Locking que acontece em Santa Luzia, acesse @blacka.fernando e @batalha_na_praca no Instagram
Redação Tribuna Luziense/Dois Lados da Noticia
Por João Bosco Nascimento
Atualizada em 14/04 às 12:13
0 Comentário, deixe o seu!