NÚMEROS POSITIVOS DO OUTUBRO ROSA EM SANTA LUZIA
Trabalho realizado pela secretaria de Saúde traz números positivos no combate ao câncer de mama e de colo uterino
5 de novembro de 2014Durante evento realizado no auditório da prefeitura de Santa Luzia, a secretaria de Saúde do município apresentou os números alcançados durante o Outubro Rosa. No evento, além das palestras sobre os males que afligem as mulheres, o câncer de mama e de colo do útero, os presentes puderam ouvir o caso de Maria do Carmo Tófani, que desenvolveu câncer de mama e relatou como é conviver com a doença, desde sua manifestação inicial, o preconceito sofrido, até a quimioterapia, estágio mais avançado do tratamento.
Em seguida, a diretora da Regulação, Controle e Avaliação da secretaria, Érica Rodrigues, apresentou os números. Segundo ela, foram feitos 1.200 prevenções de câncer do colo do útero e 960 mamografias, o que zerou a fila de mamografias no município, na população- alvo, ou seja, em mulheres de 40 a 69 anos de idade. Para a vice-prefeita Roseli Pimentel, isso significa que o movimento chamou atenção das mulheres luzienses: “ o Outubro Rosa foi um sucesso na nossa cidade”.
Presente no evento, a juíza de Direito e diretora do fórum da cidade, Aldina Soares, aprovou a ideia. Segundo ela, as palestras foram esclarecedoras e parabenizou o poder executivo pela iniciativa: “ a ideia é digna de aplausos e viemos aqui como parceiros, pois tudo que envolva boas ações para o bem da cidade, o judiciário é parceiro”. O prefeito Carlos Calixto destacou a participação das mulheres luzienses e o trabalho da secretaria de Saúde que conseguiu, no caso do câncer de mama, acabar com a fila de pedidos de mamografia no município do seu público-alvo.”
0 Comentário, deixe o seu!