Você esta em: Home / Destaque / NÚMEROS POSITIVOS DO OUTUBRO ROSA EM SANTA LUZIA

NÚMEROS POSITIVOS DO OUTUBRO ROSA EM SANTA LUZIA

Trabalho realizado pela secretaria de Saúde traz números positivos no combate ao câncer de mama e de colo uterino

5 de novembro de 2014

Durante evento realizado no auditório da prefeitura de Santa Luzia, a secretaria de Saúde do município apresentou os números alcançados durante o Outubro Rosa. No evento, além das palestras sobre os males que afligem as mulheres, o câncer de mama e de colo do útero, os presentes puderam ouvir  o caso de Maria do Carmo Tófani, que desenvolveu câncer de mama e relatou como é conviver com a doença, desde sua manifestação inicial, o preconceito sofrido, até a quimioterapia, estágio mais avançado do tratamento.

Em seguida, a diretora da Regulação, Controle e Avaliação da secretaria, Érica Rodrigues,  apresentou os números. Segundo ela, foram feitos 1.200 prevenções de câncer do colo do útero e 960 mamografias, o que zerou a fila de mamografias no município, na população- alvo, ou seja, em mulheres de 40 a 69 anos de idade. Para a vice-prefeita Roseli Pimentel, isso significa que o movimento chamou atenção das mulheres luzienses: “ o Outubro Rosa foi um sucesso na nossa cidade”.

Presente no evento, a juíza de Direito e diretora do fórum da cidade, Aldina Soares, aprovou a ideia. Segundo ela, as palestras foram esclarecedoras e parabenizou o poder executivo pela iniciativa: “ a ideia é digna de aplausos e viemos aqui como parceiros, pois tudo que envolva boas ações para o bem da cidade, o judiciário é parceiro”. O prefeito Carlos Calixto destacou a participação das mulheres luzienses e o trabalho da secretaria de Saúde que conseguiu, no caso do câncer de mama, acabar com a fila de pedidos de mamografia no município do seu público-alvo.”

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!