O DESAFIO DA BLINDAGEM ECONÔMICA
Professor de economia fala da retomada da confiança no Brasil
19 de junho de 2017Vivemos tempos desafiadores, tanto nas perspectivas econômica, política e social. Esperamos períodos de bonança (fartura) que teimam em não acontecer. O noticiário político, tanto parece um noticiário policial, que assusta e desanima toda a sociedade.
Mas qual a solução viável para o Brasil em curto prazo? Atrevo a dizer que o desafio enfrentado é o da blindagem econômica, isto é, manter o sistema econômico protegido do noticiário policial.
Todavia, há motivos para que nos mantenhamos esperançosos, visto que alguns indicadores continuam melhorando. Exemplo disso é a inflação que sinaliza estar totalmente controlada. Além do crescimento de 1,1% no produto interno bruto (PIB) nos primeiros três meses desse ano, a inadimplência está caindo sistematicamente a cada mês, o que abre perspectiva para a retomada do crédito.
Recentemente, os alunos da Faculdade Pitágoras realizaram na Avenida Brasília em Santa Luzia e na Rua Padre Pedro Pinto em Venda Nova, uma pesquisa de nível de confiança do empresariado e do consumidor. A pesquisa possui uma escala em que 0 representa pessimismo extremo e 100 representa otimismo extremo. Para o empresário local, o nível de confiança ficou em 66,5, o que significa um avanço significativo, visto que em janeiro de 2017, essa confiança significava apenas 55,0 pontos. Em relação ao consumidor, o nível de confiança ficou em 69,0 pontos, contra 58,0 em janeiro desse mesmo ano.
Os dados confirmam a recuperação econômica do Brasil. Devemos torcer para que o noticiário político e policial não estrague essas estatísticas.
Neste momento de retomada de confiança, estamos implantando o primeiro Núcleo de apoio financeiro para as famílias de Santa Luzia. Para tanto, iremos promover serviços e palestras de orientação para toda a sociedade local. Aguardem melhores esclarecimentos.
0 Comentário, deixe o seu!