OPERAÇÃO PRENDE POLICIAIS CIVIS E MILITARES EM SANTA LUZIA
Segundo o Ministério Público, eles são suspeitos de integrar quadrilha que atuava no Detran da cidade
29 de novembro de 2019Segundo o site do G1, uma operação conjunta entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), polícias e a receita estadual prendeu nesta quinta-feira (28) doze suspeitos de integrar uma quadrilha que cometia crimes no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Civil, entre os presos estão cinco policiais civis, policiais militares, despachantes, comerciantes e donos de pátios de apreensão de veículos que atuavam na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
De acordo com o MP, foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária em Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Sabará, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas e Vespasiano, todas na Região Metropolitana.
Também foi determinado o afastamento de sete servidores da Prefeitura de Santa Luzia que eram cedidos ao Detran e são investigados por envolvimento no caso.
Ainda de acordo com o MP, o esquema envolve a cobrança e recebimento de propina para a liberação e transferência de veículos, desvio de peças e equipamentos de veículos apreendidos, participação nos lucros e recebimento de propina de pátios de apreensão, inserção de dados falsos nos sistemas informatizados do Detran, obstrução de investigação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A quadrilha teria dado um prejuízo de mais de R$ 16 milhões. Conforme o Ministério Público também foi determinado o bloqueio desta quantia dos investigados.
Foram expedidos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária em desfavor dos seguintes policiais:
Cinco policiais civis foram presos, uma sexta estava viajando.
- Christian Nunes de Andrade (Delegado Geral de Polícia Civil)
- Marcelo Nonato Magalhães (Investigador de Polícia),
- Wagner Tadeu Pereira Seixas (Investigador de Polícia)
- Ida do Carmo Bacelete (Delegada Geral de Polícia Aposentada)
- Paulo Roberto Ferreira Rosa (Investigador de Polícia).
A investigadora Cláudia Márcia da Silva está viajando e deve ser presa quando retornar.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra outros três policiais civis.
- Fabio Lara Maia (Investigador de Polícia)
- Cássio Rodrigo Machado (Investigador de Polícia)
- Rodrigo Palhares Horta (Investigador de Polícia).
Os policiais civis presos serão encaminhados para a Casa de Custódia do Policial Civil. Os demais detidos não foram identificados pela corporação.
Publicado no G1 em 28/11/2019
0 Comentário, deixe o seu!