PATRIMÔNIO MUNDIAL, PAMPULHA COMPLETA 80 ANOS
16 de maio de 2023O Conjunto Moderno da Pampulha, localizado em Belo Horizonte, completou 80 anos esta semana. Essa obra-prima reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente, como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1997, o conjunto é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira.
Este importante conjunto de obra da arquitetura brasileira, situado em Belo Horizonte, foi inaugurado em 1943, durante a gestão do prefeito Juscelino Kubitscheck e é composto por cinco monumentos: a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha) e a Casa Kubitscheck. O projeto foi uma colaboração entre o arquiteto Oscar Niemeyer, o paisagista Roberto Burle Marx, o pintor Candido Portinari e o escultor Alfredo Ceschiatti.
A arquitetura do Conjunto Moderno da Pampulha é um exemplo da expressão artística modernista brasileira. O uso de formas curvas e a exploração das qualidades plásticas do concreto armado representam um momento histórico para a arte e a arquitetura brasileiras. O modernismo, um movimento artístico revolucionário e vanguardista, influenciou gerações posteriores, no Brasil e no mundo.
0 Comentário, deixe o seu!