PROJETO FACILITA ACESSO DA POPULAÇÃO A LIVROS
"Container com Letras" traz mais de 15 mil títulos entre obras literárias, livros técnicos e apostilas do Enem
1 de agosto de 2018Imagina uma biblioteca ambulante onde você pode pegar qualquer livro sem nenhuma burocracia, apenas dando o nome.
Isso é o que propõe o projeto “Container com Letras” instalado desde domingo,29, na Praça da Savassi no bairro Palmital, em Santa Luzia. Segundo os idealizadores, o casal Giane Drumond e Willer Guerra, basta que o morador deixe o nome e o número do telefone para fins de estatística e se ele tiver em casa algum livro que não usa mais, ele também pode doar para o projeto e assim se estabelece um ciclo e todos saem ganhando.
Tudo começou em outubro de 2016 quando ambos participaram de uma feira de sustentabilidade no Rio de Janeiro e puderam observar que é possível promover conhecimento e cultura com uma ideia simples: doação de livros. ”Temos também livros técnicos, didáticos e apostilas do Enem, Cefet, Coltec. São mais de 15 mil livros no projeto, que vale ressaltar, não é um projeto nosso e sim da população”, completa Giane.
Para Jane Cristina, moradora do bairro Palmital há 32 anos, a iniciativa é muito boa por proporcionar conhecimento e cultura. “Eu gosto muito de leitura e hoje procuro livros que falam sobre política, que é uma questão atual e precisamos conhecer mais profundamente. Muito bacana o projeto, afinal, como diz um ditado, viver sem ler é muito perigoso, você é obrigado a acreditar em tudo que os outros dizem.”
O “Container com Letras” funciona todos os dias de 10h às 19h e fica no Palmital até o fim de agosto, podendo ser estendido conforme necessidade. Patrocinado pela Cemig através da lei de incentivo do ICMS, o projeto já passou pelas praças da Liberdade e da Assembleia, pelo Parque Municipal, Mineirão, além de Nova Lima, Ribeirão das Neves. De Santa Luzia seguirá para o bairro Nacional em Contagem, cidade que também já acolheu o projeto.
0 Comentário, deixe o seu!