Você esta em: Home / Brasil / TEMER TOMA POSSE EM CERIMÔNIA DE 10 MINUTOS NO PLENÁRIO DO SENADO

TEMER TOMA POSSE EM CERIMÔNIA DE 10 MINUTOS NO PLENÁRIO DO SENADO

Sem discursar novo presidente do Brasil se comprometeu a defender e respeitar a Constituiçãou;

31 de agosto de 2016

TEMER1

O plenário do Congresso Nacional deu posse a Michel Temer como presidente da República na tarde desta quarta-feira (31). Ele já estava no cargo interinamente desde o afastamento de Dilma Rousseff por consequência da abertura do processo de impeachment dela, em maio deste ano.

A posse foi dada pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), e marcada logo após o plenário do Senado decidir pelo impedimento de Dilma, e Temer ser notificado de que assumiria definitivamente a Presidência da República até 31 de dezembro de 2018, quando termina o mandato.

A cerimônia ocorreu no plenário do Senado, que estava lotado de senadores, deputados, ex-parlamentares e convidados. Após execução do Hino Nacional pela banda dos fuzileiros navais, Temer leu juramento em que se comprometeu a defender e respeitar a Constituição, e não discursou. Em seguida, foi lido o termo posse.

Estavam presentes ao lado de Temer o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que foi bastante aplaudido pelos parlamentares presentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), 1º vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA), Beto Mansur (PRB-SP), primeiro-secretário da mesa do Congresso e o 2º vice-presidente da mesa do Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR) e a 3ª secretária do Congresso, Mara Gabrilli (PSDB-SP). Ficou a cargo de Beto Mansur ler o termo de posse de Temer.

China 

O presidente Temer viaja na noite desta quarta (31) para a China, onde deve participar da reunião do G-20. Em sua ausência, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assume a Presidência interinamente.

Histórico 

Michel Temer, de 75 anos, é jurista especializado em direito constitucional e atuou como parlamentar por cerca de 25 anos, entre mandatos assumidos como eleito e suplente. Foi presidente da Câmara dos Deputados por três vezes e foi eleito como vice-presidente junto com Dilma Rousseff em 2010 e depois reeleito em 2014.

PUBLICADO PELO JORNAL O TEMPO EM 31/08/16 – 17h11

Compartilhe

0 Comentário, deixe o seu!

Deixe o seu cometário!